Publicações

Artigos

Aula-passeio em uma reserva ecológica: possibilidades para discussões sociocientíficas no ensino de química

O presente artigo apresenta os resultados e reflexões acerca de uma aula-passeio realizada na Trilha Ecológica do Parque Municipal da Catacumba com uma turma de 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual do Rio de Janeiro. A proposta foi pautada na pedagogia de Célestin Freinet e articulada a aspectos sociocientíficos (ASC) com o objetivo de promover uma participação mais ativa dos estudantes fora dos limites físicos impostos rotineiramente pela sala de aula. https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/300

Filtros solares como tema social para aulas de Química: discussões em uma aula-passeio na praia

A prática pedagógica apresentada neste artigo buscou aliar o recurso pedagógico da aula-passeio, articulado a aspectos sociocientíficos, para discutir questões raciais, envolvendo conhecimentos de Química, Física e Geografia, além de refletir acerca de aspectos midiáticos que envolvem a saúde das pessoas negras, a fim de promover uma prática antirracista na Educação Básica.

https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/33/filtros-solares-como-tema-social-para-aulas-de-quimica-discussoes-em-uma-aula-passeio-na-praia

FIOCRUZ e pandemias: A importância da História da Ciência nos anos iniciais do ensino fundamental

O presente artigo apresenta uma estratégia didática elaborada sobre a utilização da história da ciência para o ensino através da ação da FIOCRUZ, tal abordagem necessita ser explorada desde o início da escolarização das crianças, pois permite que elas desenvolvam de forma gradativa, um entendimento sobre o que é e como se faz ciências. Foi organizado um grupo colaborativo com professoras polivalentes dos anos iniciais do ensino fundamental para uma discussão mais ampla das possibilidades e limites da história da ciência, e uma produção desse grupo é a estratégia didática apresentada nesse artigo.

http://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21804

Perspectiva de professores sobre metodologias ativas: demandas para o uso do método do caso no ensino de química

O artigo apresenta pesquisa visando identificar o conhecimento, o uso e a expectativa de docentes de uma instituição federal de ensino em relação as metodologias ativas (MAs), especificamente o método do caso. Essa análise pode auxiliar na organização de atividades de formação continuada para os docentes, visando fomentar o uso de MAs no ensino de química.

http://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34256

Como a história da ciência está na sala de aula? Uma revisão das estratégias didáticas

Este trabalho mostra uma revisão de literatura sobre artigos da História da Ciência no ensino e suas possíveis implicações didáticas em sala de aula, no período compreendido entre 2009 e 2019. Inicialmente foram separados artigos que tinham como foco a formação de professores, estratégias didáticas para a sala de aula e a discussão teórica de aspectos da História da Ciência.

http://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4392