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Artigos
Educação ambiental e justiça social: análise de argumentações dos estudantes em um caso sobre tartarugas
Este estudo teve como objetivo analisar as argumentações de alunos do 1º ano do curso técnico em Meio Ambiente do IFRJ, utilizando a estrutura de Toulmin, para propor soluções equilibradas a um estudo de caso envolvendo a tartaruga-verde (Chelonia mydas) impactada pela ação de um indivíduo em situação de vulnerabilidade social.
https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4132
Arco de Maguerez no ensino de química: produções acadêmicas entre 2013 e 2023
O presente estudo se propõe a analisar a produção acadêmica sobre o uso do Método do Arco de Maguerez no ensino de química, entre 2013 e 2023, a fim de avaliar e sintetizar os principais referenciais teóricos adotados, as estratégias utilizadas na aplicação do método e as conclusões concebidas pelos trabalhos encontrados. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico nos moldes do Estado do Conhecimento.
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6141
Sala de aula invertida sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis: criação de um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de ciências
O presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver material virtual para professores de Ciências a partir da temática das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST). Foi realizada uma atividade utilizando os fundamentos teóricos do ensino híbrido por metodologia da sala de aula invertida, com o intuito de colher dados qualitativos que verifiquem as vantagens do material elaborado na potencialização da referida metodologia. Este encontro serviu como base para a elaboração de propostas pedagógicas e culminou na reunião delas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), confeccionado a partir da temática das IST e com aplicação voltada ao oitavo ano do Ensino Fundamental, denominado Propostas Pedagógicas em Infecções Sexualmente Transmissíveis (PPIST).
https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1397
Aula-passeio em uma reserva ecológica: possibilidades para discussões sociocientíficas no ensino de química
O presente artigo apresenta os resultados e reflexões acerca de uma aula-passeio realizada na Trilha Ecológica do Parque Municipal da Catacumba com uma turma de 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual do Rio de Janeiro. A proposta foi pautada na pedagogia de Célestin Freinet e articulada a aspectos sociocientíficos (ASC) com o objetivo de promover uma participação mais ativa dos estudantes fora dos limites físicos impostos rotineiramente pela sala de aula. https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/300