Publicações
Artigos
Formação cidadã promovida por tecnologias digitais: uma reflexão sobre políticas educacionais
Este artigo apresenta discussões sobre alguns parâmetros indicados em documentos de políticas educacionais como o PNE-2011/2020 Brasil (2010) e o DCN Brasil (2013). O objetivo é adquirir uma percepção de suas bases para ofertar uma educação fundamentada na formação cidadã e auxiliada por tecnologias digitais.
http://www.cefet-rj.br/attachments/article/195/revista-n38_compressed.pdf
A presença da Química Quântica em livros e recursos didáticos
Nas últimas décadas, os avanços científicos e tecnológicos têm despertado nos jovens mais olhares sobre temas relacionados às ciências de uma forma geral, sendo a Química contemporânea totalmente incluída nisso. A análise referente à Química Quântica nos livros didáticos, no livro paradidático e nos outros recursos didáticos como: sites, software, cursos de Química Quântica, para atualização de professores e visitas técnicas.
Visão dos professores de ciências da rede municipal de Barra Mansa, diante dos desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante uma formação continuada com os professores de Ciências da rede Municipal de Barra Mansa (RJ). Objetivou-se investigar e analisar a opinião de 25 professores frente os desafios que a nova organização curricular que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser implementada até 2020, propõe no Ensino de Ciências da Educação Básica.
http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10456
CASOS INVESTIGATIVOS PARA LA PROMOÇIÓN DE LA INTERDISCIPLINARIEDAD ENTRE LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS Y LA LITERATURA BRASILEIRA
Este trabajo aborda una estrategia didáctica de un caso de investigación para promover la interdisciplinariedad entre la enseñanza de la ciencia y la literatura brasileña aplicada a los estudiantes de la escuela primaria en una escuela pública. Investigamos la dinámica de las interacciones entre los estudiantes de un caso de investigación inspirado en las “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis, centrado en el desarrollo de las habilidades argumentales desarrolladas por Toulmin
http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/796
Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: analisando demandas a partir de um estudo de caso
O artigo apresenta pesquisa visando identificar o conhecimento de docentes da rede federal de ensino quanto a legislação que orienta a educação profissional e tecnológica. A análise das demandas formativas dos docentes pode auxiliar na organização de atividades de formação continuada em serviço de professores da educação profissional e tecnológica, de modo a atender suas especificidades e desafios inerentes a esta modalidade de ensino.
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28926