Publicações

Artigos

FIOCRUZ e pandemias: A importância da História da Ciência nos anos iniciais do ensino fundamental

O presente artigo apresenta uma estratégia didática elaborada sobre a utilização da história da ciência para o ensino através da ação da FIOCRUZ, tal abordagem necessita ser explorada desde o início da escolarização das crianças, pois permite que elas desenvolvam de forma gradativa, um entendimento sobre o que é e como se faz ciências. Foi organizado um grupo colaborativo com professoras polivalentes dos anos iniciais do ensino fundamental para uma discussão mais ampla das possibilidades e limites da história da ciência, e uma produção desse grupo é a estratégia didática apresentada nesse artigo.

http://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21804

Perspectiva de professores sobre metodologias ativas: demandas para o uso do método do caso no ensino de química

O artigo apresenta pesquisa visando identificar o conhecimento, o uso e a expectativa de docentes de uma instituição federal de ensino em relação as metodologias ativas (MAs), especificamente o método do caso. Essa análise pode auxiliar na organização de atividades de formação continuada para os docentes, visando fomentar o uso de MAs no ensino de química.

http://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34256

Como a história da ciência está na sala de aula? Uma revisão das estratégias didáticas

Este trabalho mostra uma revisão de literatura sobre artigos da História da Ciência no ensino e suas possíveis implicações didáticas em sala de aula, no período compreendido entre 2009 e 2019. Inicialmente foram separados artigos que tinham como foco a formação de professores, estratégias didáticas para a sala de aula e a discussão teórica de aspectos da História da Ciência.

http://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4392

Formação cidadã promovida por tecnologias digitais: uma reflexão sobre políticas educacionais

Este artigo apresenta discussões sobre alguns parâmetros indicados em documentos de políticas educacionais como o PNE-2011/2020 Brasil (2010) e o DCN Brasil (2013). O objetivo é adquirir uma percepção de suas bases para ofertar uma educação fundamentada na formação cidadã e auxiliada por tecnologias digitais.

http://www.cefet-rj.br/attachments/article/195/revista-n38_compressed.pdf

A presença da Química Quântica em livros e recursos didáticos

Nas últimas décadas, os avanços científicos e tecnológicos têm despertado nos jovens mais olhares sobre temas relacionados às ciências de uma forma geral, sendo a Química contemporânea totalmente incluída nisso. A análise referente à Química Quântica nos livros didáticos, no livro paradidático e nos outros recursos didáticos como: sitessoftware, cursos de Química Quântica, para atualização de professores e visitas técnicas.

http://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2282