Publicações

Artigos

Apreciação de artes na Educação de Jovens e Adultos como possibilidade para integração ao ensino de ciências

O objetivo deste estudo foi investigar se o ensino de ciências, através da inserção de questões sociocientíficas, pode contribuir para o desenvolvimento da cidadania dos alunos jovens-adultos-idosos-trabalhadores. Apresenta-se um recorte de atividades que possibilitaram a apreciação artística, visual e auditiva de uma classe de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola municipal do Rio de Janeiro.

https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1088

Jogos didáticos em curso técnico na área de saúde: o que professores dizem sobre o tema

Os cursos da área de saúde apresentam um conjunto de disciplinas, com destaque para imunologia e microbiologia, que apresentam conceitos densos e de difícil aprendizado, levando a necessidade de investir em metodologias e recursos didáticos para suporte no ensino de seus conteúdos. Jogos didáticos podem ser usados para este fim, permitindo abordagem lúdica e interativa de conceitos, e favorecendo a correlação entre conteúdos.

http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/view/4166

 

Proposta didático-pedagógica sobre ambiente e saúde envolvendo a temática água

De natureza qualitativa e participante, a pesquisa envolveu professores graduados em ciências biológicas, física, química e matemática, e teve como objetivo elaborar uma sequência didática (SD) como proposta didático-pedagógica lúdica em EA, abordando saúde e responsabilidade ambiental em torno de diferentes aspectos envolvendo a temática água, balizando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/293