Publicações

Artigos

Visão dos professores de ciências da rede municipal de Barra Mansa, diante dos desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante uma formação continuada com os professores de Ciências da rede Municipal de Barra Mansa (RJ). Objetivou-se investigar e analisar a opinião de 25 professores frente os desafios que a nova organização curricular que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser implementada até 2020, propõe no Ensino de Ciências da Educação Básica.

http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10456

CASOS INVESTIGATIVOS PARA LA PROMOÇIÓN DE LA INTERDISCIPLINARIEDAD ENTRE LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS Y LA LITERATURA BRASILEIRA

Este trabajo aborda una estrategia didáctica de un caso de investigación para promover la interdisciplinariedad entre la enseñanza de la ciencia y la literatura brasileña aplicada a los estudiantes de la escuela primaria en una escuela pública. Investigamos la dinámica de las interacciones entre los estudiantes de un caso de investigación inspirado en las “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis, centrado en el desarrollo de las habilidades argumentales desarrolladas por Toulmin

http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/796

 

Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: analisando demandas a partir de um estudo de caso

O artigo apresenta pesquisa visando identificar o conhecimento de docentes da rede federal de ensino quanto a legislação que orienta a educação profissional e tecnológica.  A análise das demandas formativas dos docentes pode auxiliar na organização de atividades de formação continuada em serviço de professores da educação profissional e tecnológica, de modo a atender suas especificidades e desafios inerentes a esta modalidade de ensino.

https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28926

 

Apreciação de artes na Educação de Jovens e Adultos como possibilidade para integração ao ensino de ciências

O objetivo deste estudo foi investigar se o ensino de ciências, através da inserção de questões sociocientíficas, pode contribuir para o desenvolvimento da cidadania dos alunos jovens-adultos-idosos-trabalhadores. Apresenta-se um recorte de atividades que possibilitaram a apreciação artística, visual e auditiva de uma classe de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola municipal do Rio de Janeiro.

https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1088