Publicações
Artigos
Jogos didáticos em curso técnico na área de saúde: o que professores dizem sobre o tema
Os cursos da área de saúde apresentam um conjunto de disciplinas, com destaque para imunologia e microbiologia, que apresentam conceitos densos e de difícil aprendizado, levando a necessidade de investir em metodologias e recursos didáticos para suporte no ensino de seus conteúdos. Jogos didáticos podem ser usados para este fim, permitindo abordagem lúdica e interativa de conceitos, e favorecendo a correlação entre conteúdos.
http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/view/4166
Proposta didático-pedagógica sobre ambiente e saúde envolvendo a temática água
De natureza qualitativa e participante, a pesquisa envolveu professores graduados em ciências biológicas, física, química e matemática, e teve como objetivo elaborar uma sequência didática (SD) como proposta didático-pedagógica lúdica em EA, abordando saúde e responsabilidade ambiental em torno de diferentes aspectos envolvendo a temática água, balizando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Aspectos de uma intervenção pedagógica envolvendo o meio ambiente e saúde
O trabalho relata aplicação de uma sequência didática (SD), elaborada com vistas a contribuir na construção de conhecimentos e de atitudes, voltados ao meio ambiente e à saúde, importantes para a qualidade de vida dos alunos.
http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/5334/3301
Estudo de caso e sala cooperativa Jigsaw na promoção da aprendizagem de periculosidade de substâncias químicas
A pesquisa aborda a aplicação da metodologia de Estudo de Caso, em uma turma do curso técnico em segurança do trabalho, na disciplina Química. O caso incentiva a tomada de decisão dos alunos ao confeccionarem uma cartilha lúdica sobre a periculosidade das substâncias químicas, a fim de conscientizar trabalhadores de uma refinaria de petróleo sobre os riscos químicos.
http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/1523
Aprendizagem significativa como alicerce para metodologias ativas no ensino de ciências: uma interlocução em prol da educação de jovens e adultos
O artigo apresenta reflexões sobre como a educação de jovens adultos pode ser ressignificada, na busca de uma participação ativa do aluno, na qual ele seja protagonista e sujeito de sua aprendizagem. Destaca a importância da formação docente para atuar nessa modalidade de ensino.