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Artigos
Estudo de caso e sala cooperativa Jigsaw na promoção da aprendizagem de periculosidade de substâncias químicas
A pesquisa aborda a aplicação da metodologia de Estudo de Caso, em uma turma do curso técnico em segurança do trabalho, na disciplina Química. O caso incentiva a tomada de decisão dos alunos ao confeccionarem uma cartilha lúdica sobre a periculosidade das substâncias químicas, a fim de conscientizar trabalhadores de uma refinaria de petróleo sobre os riscos químicos.
http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/1523
Aprendizagem significativa como alicerce para metodologias ativas no ensino de ciências: uma interlocução em prol da educação de jovens e adultos
O artigo apresenta reflexões sobre como a educação de jovens adultos pode ser ressignificada, na busca de uma participação ativa do aluno, na qual ele seja protagonista e sujeito de sua aprendizagem. Destaca a importância da formação docente para atuar nessa modalidade de ensino.
História da química como caminho para discussão da mulher na ciência
Umas das funções que o Ensino de Química tem na Educação Básica é mostrar ao aluno a necessidade da equidade social da mulher e a importância de dar visibilidade à atividade científica feminina. O trabalho aqui desenvolvido tem como objetivo investigar as ideias dos alunos a respeito de cientistas e como relacionam a mulher com a ciência.
https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8695/4691
Sequência didática sobre impacto ambiental alinhada aos parâmetros curriculares nacionais
O trabalho apresenta o desenvolvimento e a avaliação de uma sequência didática (SD) abordando o tema impacto ambiental, organizada de forma adequada aos Parâmetros Curriculares Nacionais, visando a ofertar aos professores um material que auxilie na realização de atividades de forma prática, transversal e lúdica, destinada ao ensino fundamental.
http://evistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/1573/2623
O estágio supervisionado como espaço de reflexão sobre a práxis docente na formação inicial de professores de química do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)-Nilópolis
A formação de professores, em específico, o estágio supervisionado, é alvo de discussão entre diversos pesquisadores das áreas de ensino e educação no Brasil há muito tempo. Com o objetivo de compreender a percepção que os licenciandos do curso de Licenciatura em Química do IFRJ, campus Nilópolis, possuem sobre a contribuição e importância do Estágio Supervisionado em sua formação docente, em diversos aspectos, realizou-se o presente trabalho.