Publicações

Artigos

Proposta de atividade prática na aula de ciências: análise do tempo de decomposição de resíduos no solo

O solo é o grande responsável pelo suporte básico à vida no planeta, seja direta ou indiretamente, purificando a água, desintoxicando-a dos poluentes, restaurando ecossistemas, favorecendo a ciclagem dos elementos básicos. Este trabalho tem como objetivo a inserção de uma atividade prática relevante para o conteúdo apresentado no livro didático. E também realizar a análise do tempo de decomposição de elementos comuns no lixo doméstico.

https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/608

Produção de materiais didáticos acessíveis para o ensino de química orgânica inclusivo

No estudo de Química Orgânica, a compreensão dos diferentes arranjos estruturais e espaciais das moléculas é fundamental. No entanto, para a maioria dos alunos, a compreensão do arranjo de moléculas num contexto tridimensional é particularmente difícil. Sabendo que essa dificuldade de ensino/aprendizagem se potencializa quando o professor se vê na sala de aula com alunos cegos ou com visão subnormal, elaborou-se um kit inclusivo para o estudo tridimensional de compostos orgânicos.

http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/881

Química nos cabelos: relato de experiência de ensino CTS visando uma educação antirracista

Durante a adolescência, a estética tem papel significativo e os cabelos são um ponto chave, pois carregam toda uma simbologia de cunho histórico, político e social. Apoiado na teoria de Paulo Freire, de uma educação emancipatória e crítica, no uso de temas geradores, na abordagem CTS, desenvolveu-se uma proposta didática para uma turma de 3ª série do Ensino Médio.

http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/811/747