Publicações
Artigos
História da química como caminho para discussão da mulher na ciência
Umas das funções que o Ensino de Química tem na Educação Básica é mostrar ao aluno a necessidade da equidade social da mulher e a importância de dar visibilidade à atividade científica feminina. O trabalho aqui desenvolvido tem como objetivo investigar as ideias dos alunos a respeito de cientistas e como relacionam a mulher com a ciência.
https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8695/4691
Sequência didática sobre impacto ambiental alinhada aos parâmetros curriculares nacionais
O trabalho apresenta o desenvolvimento e a avaliação de uma sequência didática (SD) abordando o tema impacto ambiental, organizada de forma adequada aos Parâmetros Curriculares Nacionais, visando a ofertar aos professores um material que auxilie na realização de atividades de forma prática, transversal e lúdica, destinada ao ensino fundamental.
http://evistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/1573/2623
O estágio supervisionado como espaço de reflexão sobre a práxis docente na formação inicial de professores de química do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)-Nilópolis
A formação de professores, em específico, o estágio supervisionado, é alvo de discussão entre diversos pesquisadores das áreas de ensino e educação no Brasil há muito tempo. Com o objetivo de compreender a percepção que os licenciandos do curso de Licenciatura em Química do IFRJ, campus Nilópolis, possuem sobre a contribuição e importância do Estágio Supervisionado em sua formação docente, em diversos aspectos, realizou-se o presente trabalho.
Proposta de atividade prática na aula de ciências: análise do tempo de decomposição de resíduos no solo
O solo é o grande responsável pelo suporte básico à vida no planeta, seja direta ou indiretamente, purificando a água, desintoxicando-a dos poluentes, restaurando ecossistemas, favorecendo a ciclagem dos elementos básicos. Este trabalho tem como objetivo a inserção de uma atividade prática relevante para o conteúdo apresentado no livro didático. E também realizar a análise do tempo de decomposição de elementos comuns no lixo doméstico.
https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/608
Uma abordagem lúdica para trabalhar teoria atômica no ensino fundamental
O artigo apresenta uma intervenção pedagógica em turmas do nono ano do ensino fundamental, envolvendo teoria atômica. Foi desenvolvida a partir de uma sequência didática (SD), contendo atividades lúdicas, utilizando como recurso didático texto literário, jogo e vídeo.
https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID721/v15_n2_a2020.pdf