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Produção de materiais didáticos acessíveis para o ensino de química orgânica inclusivo
No estudo de Química Orgânica, a compreensão dos diferentes arranjos estruturais e espaciais das moléculas é fundamental. No entanto, para a maioria dos alunos, a compreensão do arranjo de moléculas num contexto tridimensional é particularmente difícil. Sabendo que essa dificuldade de ensino/aprendizagem se potencializa quando o professor se vê na sala de aula com alunos cegos ou com visão subnormal, elaborou-se um kit inclusivo para o estudo tridimensional de compostos orgânicos.
http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/881
Química nos cabelos: relato de experiência de ensino CTS visando uma educação antirracista
Durante a adolescência, a estética tem papel significativo e os cabelos são um ponto chave, pois carregam toda uma simbologia de cunho histórico, político e social. Apoiado na teoria de Paulo Freire, de uma educação emancipatória e crítica, no uso de temas geradores, na abordagem CTS, desenvolveu-se uma proposta didática para uma turma de 3ª série do Ensino Médio.
http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/811/747
Cinema e consciência: desafios da formação docente
Esse trabalho apresenta um relato de experiência sobre a qualificação da formação inicial de alunos do curso de licenciatura em Química da UFF – Universidade Federal Fluminense por meio da linguagem cinematográfica.
http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1557/1504
Construindo saberes: aulas que associam conteúdos de genética à estratégias de ensino-aprendizagem
Diferentes abordagens metodológicas e estratégias de ensino são fundamentais na evolução do processo ensino-aprendizagem. Pensando nestas ferramentas educacionais, relata-se uma experiência promovida no cenário de uma sala de aula, em uma Instituição de Ensino Superior, nos quais, conteúdos de Genética são associados aos educacionais sobre construção de conhecimento.
Como seria trabalhar astrobiologia na sala de aula?
Neste trabalho são apresentados os resultados preliminares de uma aula experimental visando conhecer os subsunçores dos alunos de ensino médio a respeito da Astrobiologia.