Publicações

Artigos

Produção de materiais didáticos acessíveis para o ensino de química orgânica inclusivo

No estudo de Química Orgânica, a compreensão dos diferentes arranjos estruturais e espaciais das moléculas é fundamental. No entanto, para a maioria dos alunos, a compreensão do arranjo de moléculas num contexto tridimensional é particularmente difícil. Sabendo que essa dificuldade de ensino/aprendizagem se potencializa quando o professor se vê na sala de aula com alunos cegos ou com visão subnormal, elaborou-se um kit inclusivo para o estudo tridimensional de compostos orgânicos.

http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/881

Química nos cabelos: relato de experiência de ensino CTS visando uma educação antirracista

Durante a adolescência, a estética tem papel significativo e os cabelos são um ponto chave, pois carregam toda uma simbologia de cunho histórico, político e social. Apoiado na teoria de Paulo Freire, de uma educação emancipatória e crítica, no uso de temas geradores, na abordagem CTS, desenvolveu-se uma proposta didática para uma turma de 3ª série do Ensino Médio.

http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/811/747

Construindo saberes: aulas que associam conteúdos de genética à estratégias de ensino-aprendizagem

Diferentes abordagens metodológicas e estratégias de ensino são fundamentais na evolução do processo ensino-aprendizagem. Pensando nestas ferramentas educacionais, relata-se uma experiência promovida no cenário de uma sala de aula, em uma Instituição de Ensino Superior, nos quais, conteúdos de Genética são associados aos educacionais sobre construção de conhecimento.

https://www.researchgate.net/publication/319473735_Construindo_saberes_aulas_que_associam_conteudos_de_genetica_a_estrategias_de_ensino-aprendizagem