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Construindo saberes: aulas que associam conteúdos de genética à estratégias de ensino-aprendizagem
Diferentes abordagens metodológicas e estratégias de ensino são fundamentais na evolução do processo ensino-aprendizagem. Pensando nestas ferramentas educacionais, relata-se uma experiência promovida no cenário de uma sala de aula, em uma Instituição de Ensino Superior, nos quais, conteúdos de Genética são associados aos educacionais sobre construção de conhecimento.
Como seria trabalhar astrobiologia na sala de aula?
Neste trabalho são apresentados os resultados preliminares de uma aula experimental visando conhecer os subsunçores dos alunos de ensino médio a respeito da Astrobiologia.
A crítica da crítica dos mestrados profissionais: uma reflexão sobre quais seriam as contradições mais relevantes
A proposta deste artigo é fazer uma crítica da crítica dos apontamentos realizados aos cursos de Mestrados Profissionais, partindo especialmente de um artigo intitulado “O protagonismo controverso dos mestrados profissionais em Ensino de Ciências”, das pesquisadoras Rezende e Ostermann.
“Jogo da Tradução”: uma ferramenta pedagógica no ensino de genética
Buscando facilitar a compreensão de alguns conteúdos da disciplina de Genética, foi criado um jogo tecnológico onde os alunos pudessem interagir com os constituintes celulares envolvidos nos processos de transcrição de tradução. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar a construção e a forma de uso de um jogo digital de genética intitulado: “Jogo da Tradução”.
Construindo um diálogo entre genética, ficção científica e teoria da Aprendizagem Significativa na implementação de uma oficina
Na intenção de realizar um estudo que abordasse a integração de saberes dos alunos, dentro da perspectiva da verticalização do ensino, neste caso a união de discentes do ensino médio técnico à pós-graduação, construindo a chamada educação verticalizada, criou-se a Oficina Genetikar.