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Artigos
Multiplicidade para a experimentação no ensino de física: uma análise de um curso de licenciatura em física
Os resultados de diversas pesquisas, relacionadas à formação inicial de professores e aos cursos de formação, podem ser responsáveis por mudanças significativas que estão ocorrendo no âmbito de políticas públicas, como a adequação dos Planos Pedagógicos de Curso e da matriz curricular dos cursos de licenciatura, por meio das Diretrizes Curriculares. Sobre a formação do professor de Física, a literatura aponta que tal profissional necessita ser capaz de contextualizar o ensino, tendo a abordagem de problemas associada às atividades de investigação. Assim, esse trabalho buscou investigar como ocorrem as práticas experimentais em um curso de licenciatura em Física no IFRJ, campus Nilópolis.
Conhecimento científico e situações do cotidiano:investigação da vitamina C como meio de aproximação das crianças aos fenômenos químicos
Este estudo se alicerça em um projeto de pesquisa que tem por objetivo discutir temas químicos do cotidiano, em atividades para um ensino CTS nos anos iniciais da Educação. Para este artigo foi escolhido o relato de uma atividade que buscou relações entre os conceitos químicos e a saúde humana, apresentando a vitamina C como mote central.
http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2482
Observações sobre o uso de temas químicos sociais no Atendimento Educacional Especializado
O objetivo desse trabalho foi possibilitar que licenciandos em Química, de um Instituto Federal, pudessem vivenciar como se dá a relação ensino-aprendizagem no ambiente do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/temas-quimicos
Horta escolar: ampliando o contexto das questões sociocientíficas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, de abordagem metodológica qualitativa, de natureza interpretativa, com observação participante desenvolvida com 24 crianças do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal. O objetivo da pesquisa foi investigar quais as contribuições que o contexto envolvendo a horta escolar fornece às discussões sociocientíficas na fase em que a criança aprende a ler e escrever.
Curiosidade Infantil, Química e uma receita de bolo
A relação de familiarização com os conceitos químicos pode ser possibilitada pelo professor polivalente dos anos iniciais, mediante o contato do aluno com observações que estimulem sua curiosidade, visando à procura de comprovações para o entendimento dos acontecimentos à sua volta, e pode, ainda, abordar a linguagem química em vários temas do ensino de ciências, utilizando como base os conteúdos previstos para o ano de escolaridade em que a turma se encontra.
http://rbeducacaobasica.com.br/curiosidade-infantil-quimica-e-uma-receita-de-bolo/