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A crítica da crítica dos mestrados profissionais: uma reflexão sobre quais seriam as contradições mais relevantes
A proposta deste artigo é fazer uma crítica da crítica dos apontamentos realizados aos cursos de Mestrados Profissionais, partindo especialmente de um artigo intitulado “O protagonismo controverso dos mestrados profissionais em Ensino de Ciências”, das pesquisadoras Rezende e Ostermann.
“Jogo da Tradução”: uma ferramenta pedagógica no ensino de genética
Buscando facilitar a compreensão de alguns conteúdos da disciplina de Genética, foi criado um jogo tecnológico onde os alunos pudessem interagir com os constituintes celulares envolvidos nos processos de transcrição de tradução. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar a construção e a forma de uso de um jogo digital de genética intitulado: “Jogo da Tradução”.
Construindo um diálogo entre genética, ficção científica e teoria da Aprendizagem Significativa na implementação de uma oficina
Na intenção de realizar um estudo que abordasse a integração de saberes dos alunos, dentro da perspectiva da verticalização do ensino, neste caso a união de discentes do ensino médio técnico à pós-graduação, construindo a chamada educação verticalizada, criou-se a Oficina Genetikar.
Multiplicidade para a experimentação no ensino de física: uma análise de um curso de licenciatura em física
Os resultados de diversas pesquisas, relacionadas à formação inicial de professores e aos cursos de formação, podem ser responsáveis por mudanças significativas que estão ocorrendo no âmbito de políticas públicas, como a adequação dos Planos Pedagógicos de Curso e da matriz curricular dos cursos de licenciatura, por meio das Diretrizes Curriculares. Sobre a formação do professor de Física, a literatura aponta que tal profissional necessita ser capaz de contextualizar o ensino, tendo a abordagem de problemas associada às atividades de investigação. Assim, esse trabalho buscou investigar como ocorrem as práticas experimentais em um curso de licenciatura em Física no IFRJ, campus Nilópolis.
Conhecimento científico e situações do cotidiano:investigação da vitamina C como meio de aproximação das crianças aos fenômenos químicos
Este estudo se alicerça em um projeto de pesquisa que tem por objetivo discutir temas químicos do cotidiano, em atividades para um ensino CTS nos anos iniciais da Educação. Para este artigo foi escolhido o relato de uma atividade que buscou relações entre os conceitos químicos e a saúde humana, apresentando a vitamina C como mote central.
http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2482