Publicações
Artigos
O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
O artigo apresenta uma revisão de literatura com o objetivo de identificar como o lúdico vem sendo desenvolvido em pesquisas na área de educação em ciências, por meio da análise de artigos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos de 2001 e 2018.
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11102
Tabela periódica: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental
O artigo apresenta uma proposta pedagógica envolvendo tabela periódica aplicada em turmas do nono ano do ensino fundamental, utilizando recursos didáticos variados com características lúdicas e que permitam uma participação ativa dos alunos, com o objetivo de facilitar a apresentação de conceitos abstratos e simbólicos da química, favorecendo sua compreensão por parte dos estudantes.
Jogos educativos: contribuições do PIBID química
O artigo apresenta o produto educacional desenvolvido em uma pesquisa de mestrado profissional em ensino de ciências, que consiste em um catálogo onde são apresentados dezesseis jogos educativos idealizados para o ensino de química, que foram produzidos durante as atividades do PIBID no IFRJ, entre os anos de 2009 e 2012.
https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/1051
Resíduos sólidos: uma sequência didática para o ensino fundamental
O trabalho apresenta uma proposta de sequência didática (SD) sobre resíduos sólidos, desenvolvida com o objetivo de proporcionar ao professor do ensino fundamental II material de apoio para abordar temas ambientais de forma prática, lúdica, multidisciplinar e transversal. A pesquisa qualitativa envolveu a participação de professores graduados em ciências biológicas, física, química e matemática, coleta de dados por meio de questionário e entrevista para identificação da demanda docente, organização da SD e avaliação desta pelos professores.
https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21612
Ensino, aprendizagem e o ambiente escolar na abordagem de conceitos de química
O trabalho apresenta uma análise de interlocuções existentes entre as temáticas ensino,
aprendizagem e o ambiente escolar, visando identificar como podem contribuir para a
abordagem de conteúdos de química. A pesquisa, de natureza bibliográfica exploratória,
contou com a análise de livros, artigos, teses e trabalhos de eventos, de modo a obter pontos
relevantes acerca das temáticas abordadas. https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/1426/1133