Publicações

Artigos

Horta escolar: ampliando o contexto das questões sociocientíficas nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, de abordagem metodológica qualitativa, de natureza interpretativa, com observação participante desenvolvida com 24 crianças do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal.  O objetivo da pesquisa foi investigar quais as contribuições que o contexto envolvendo a horta escolar fornece às discussões sociocientíficas na fase em que a criança aprende a ler e escrever.

https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7589

Curiosidade Infantil, Química e uma receita de bolo

A relação de familiarização com os conceitos químicos pode ser possibilitada pelo professor polivalente dos anos iniciais, mediante o contato do aluno com observações que estimulem sua curiosidade, visando à procura de comprovações para o entendimento dos acontecimentos à sua volta, e pode, ainda, abordar a linguagem química em vários temas do ensino de ciências, utilizando como base os conteúdos previstos para o ano de escolaridade em que a turma se encontra.

http://rbeducacaobasica.com.br/curiosidade-infantil-quimica-e-uma-receita-de-bolo/

Tabela periódica: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental

O artigo apresenta uma proposta pedagógica envolvendo tabela periódica aplicada em turmas do nono ano do ensino fundamental, utilizando recursos didáticos variados com características lúdicas e que permitam uma participação ativa dos alunos, com o objetivo de facilitar a apresentação de conceitos abstratos e simbólicos da química, favorecendo sua compreensão por parte dos estudantes.

https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/2552