Publicações
Artigos
Observações sobre o uso de temas químicos sociais no Atendimento Educacional Especializado
O objetivo desse trabalho foi possibilitar que licenciandos em Química, de um Instituto Federal, pudessem vivenciar como se dá a relação ensino-aprendizagem no ambiente do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/temas-quimicos
Horta escolar: ampliando o contexto das questões sociocientíficas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, de abordagem metodológica qualitativa, de natureza interpretativa, com observação participante desenvolvida com 24 crianças do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal. O objetivo da pesquisa foi investigar quais as contribuições que o contexto envolvendo a horta escolar fornece às discussões sociocientíficas na fase em que a criança aprende a ler e escrever.
Curiosidade Infantil, Química e uma receita de bolo
A relação de familiarização com os conceitos químicos pode ser possibilitada pelo professor polivalente dos anos iniciais, mediante o contato do aluno com observações que estimulem sua curiosidade, visando à procura de comprovações para o entendimento dos acontecimentos à sua volta, e pode, ainda, abordar a linguagem química em vários temas do ensino de ciências, utilizando como base os conteúdos previstos para o ano de escolaridade em que a turma se encontra.
http://rbeducacaobasica.com.br/curiosidade-infantil-quimica-e-uma-receita-de-bolo/
O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
O artigo apresenta uma revisão de literatura com o objetivo de identificar como o lúdico vem sendo desenvolvido em pesquisas na área de educação em ciências, por meio da análise de artigos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos de 2001 e 2018.
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11102
Tabela periódica: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental
O artigo apresenta uma proposta pedagógica envolvendo tabela periódica aplicada em turmas do nono ano do ensino fundamental, utilizando recursos didáticos variados com características lúdicas e que permitam uma participação ativa dos alunos, com o objetivo de facilitar a apresentação de conceitos abstratos e simbólicos da química, favorecendo sua compreensão por parte dos estudantes.