Publicações

Artigos

Resíduos sólidos: uma sequência didática para o ensino fundamental

O trabalho apresenta uma proposta de sequência didática (SD) sobre resíduos sólidos, desenvolvida com o objetivo de proporcionar ao professor do ensino fundamental II material de apoio para abordar temas ambientais de forma prática, lúdica, multidisciplinar e transversal. A pesquisa qualitativa envolveu a participação de professores graduados em ciências biológicas, física, química e matemática, coleta de dados por meio de questionário e entrevista para identificação da demanda docente, organização da SD e avaliação desta pelos professores.

https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21612

Ensino, aprendizagem e o ambiente escolar na abordagem de conceitos de química

O trabalho apresenta uma análise de interlocuções existentes entre as temáticas ensino,
aprendizagem e o ambiente escolar, visando identificar como podem contribuir para a
abordagem de conteúdos de química. A pesquisa, de natureza bibliográfica exploratória,
contou com a análise de livros, artigos, teses e trabalhos de eventos, de modo a obter pontos
relevantes acerca das temáticas abordadas. https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/1426/1133

 

Guia prático em educação ambiental: sensibilizando de forma crítica, transversal e lúdica

O produto educacional apresentado neste artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado profissional em ensino de ciências, que teve como objetivo identificar as perspectivas e dificuldades de professores na abordagem de temas relacionados à educação ambiental, com a organização de um Guia Prático visando auxiliar no trabalho docente. http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4919