Publicações
Dissertações
Infecções sexualmente transmissíveis: propostas pedagógicas por metodologia de sala de aula invertida
O presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver material virtual para professores de Ciências a partir da temática das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST). Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), denominado Propostas Pedagógicas em Infecções Sexualmente Transmissíveis (PPIST), foi confeccionado a partir da temática das IST, com aplicação voltada ao oitavo ano do Ensino Fundamental.
Tirinhas e estudos de casos na abordagem das doenças transmitidas por alimentos no ensino de ciências
Este estudo, concebido em meio ao momento pandêmico da COVID-19 – período de incertezas assentadas por informações sem valor científico – apresenta a construção do caderno pedagógico intitulado “KARU”, voltado às Doenças Transmitidas por Alimentos no Ensino de ciências, unindo a linguagem das tirinhas de quadrinhos e os Estudos de Casos, alicerçado pela avaliação de professores e especialistas.
Práticas de ensino no viés de questões sociocientíficas: Possibilidades para alfabetização científica de jovens e adultos
O objetivo deste estudo foi investigar se o Ensino de Ciências, através da inserção de questões sociocientíficas (QSC), pode contribuir para o desenvolvimento da cidadania dos alunos jovens-adultos-idosos-trabalhadores.
https://www.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/PROPPI/dissertacao_cristiane_vasques.pdf