Publicações
Dissertações
Arco de Maguerez no ensino de química: possibilidades para uma educação transformadora
Esta dissertação teve como objetivo analisar as potencialidades didático-pedagógicas de uma oficina sobre a Metodologia da Problematização (MP) com o Arco de Maguerez, como instrumento de formação e desenvolvimento profissional docente. Com base na pesquisa realizada, foi desenvolvido um guia pedagógico voltado a orientar a aplicação do Arco de Maguerez em aulas de química e a realização de uma oficina sobre esta metodologia para professores ou licenciandos em química.
Aulas-Passeio aliadas a aspectos sociocientíficos como recurso pedagógico no ensino ne química
Este trabalho apresenta a análise da utilização de quatro aulas-passeio com temáticas sociocientíficas e interdisciplinares realizadas em aulas de Química de uma escola da rede pública estadual do Rio de Janeiro. As atividades realizadas foram fundamentadas na pedagogia de Célestin Freinet, que foi um grande incentivador das chamadas atividades escolares vivas.
Infecções sexualmente transmissíveis: propostas pedagógicas por metodologia de sala de aula invertida
O presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver material virtual para professores de Ciências a partir da temática das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST). Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), denominado Propostas Pedagógicas em Infecções Sexualmente Transmissíveis (PPIST), foi confeccionado a partir da temática das IST, com aplicação voltada ao oitavo ano do Ensino Fundamental.
Tirinhas e estudos de casos na abordagem das doenças transmitidas por alimentos no ensino de ciências
Este estudo, concebido em meio ao momento pandêmico da COVID-19 – período de incertezas assentadas por informações sem valor científico – apresenta a construção do caderno pedagógico intitulado “KARU”, voltado às Doenças Transmitidas por Alimentos no Ensino de ciências, unindo a linguagem das tirinhas de quadrinhos e os Estudos de Casos, alicerçado pela avaliação de professores e especialistas.
Práticas de ensino no viés de questões sociocientíficas: Possibilidades para alfabetização científica de jovens e adultos
O objetivo deste estudo foi investigar se o Ensino de Ciências, através da inserção de questões sociocientíficas (QSC), pode contribuir para o desenvolvimento da cidadania dos alunos jovens-adultos-idosos-trabalhadores.
https://www.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/PROPPI/dissertacao_cristiane_vasques.pdf