Publicações

Livros

Abordagens sociocientíficas no contexto da horta escolar

Este livro foi pensado, criado e materializado no contexto vivenciado na sala de aula do Ensino Fundamental de uma escola municipal, em uma região do estado do Rio de Janeiro marcada pelos contrastes históricos e sociais, o município de Duque de Caxias (RJ).  O conteúdo apresentado é fruto da relação dialógica que se estabelece entre teoria e prática, das inquietações, provocações e convicções (às vezes nem tantas) que permeiam o cotidiano de uma professora dedicada à alfabetização das classes populares.

https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/Cursos%20P%C3%B3s-Gradua%C3%A7%C3%A3o/propecmp/dissertacao/produtoeducacional1_deniseana_abordagens_sociocientificas.pdf

Ciências para EJA – Propostas e desafios

Este livro nasceu de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, e de uma coletânea de experiências de uma professora da Educação Básica com mais de uma década de trabalho na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este livro não é sobre Ciências ou sobre EJA, mas sobre o que o amálgama destas especificidades pode gerar ao possibilitar vivências que constroem o letramento científico, através da abordagem de temas sociocientíficos, em uma concepção dialógica, buscando incessantemente a participação e a interação dos alunos em prol da elaboração compartilhada dos conhecimentos.

https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572398