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Produtos Educacionais
Ensino de química com Arco de Maguerez: guia prático para uma educação transformadora
Neste e-book, você aprenderá os princípios da MP com o Arco de Maguerez e descobrirá como trazer esta metodologia de ensino para aulas de química. Além disso, apresentamos também uma proposta de oficina para o ensino da MP com Arco de Maguerez para professores de química em formação (inicial e continuada), como forma de promover a reflexão sobre os desafios da prática docente e formas de superá-los.
Roteiros de aulas-passeio: um guia para o ensino de química articulado a aspectos sociocientíficos
O presente produto educacional se apresenta como uma proposta interdisciplinar que utiliza o recurso pedagógico das aulas-passeio aliada a aspectos sociocientíficos a fim de promover um ensino de Química mais amplo e articulado.
Propostas Pedagógicas em Infecções Sexualmente Tranmissíveis
O portal PPIST, construído a partir da dissertação do mestrado do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza – UFF (Universidade Federal Fluminense), visa aumentar o envolvimento de docentes e alunos através do uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, com enfoque no ensino híbrido e no modelo de sala de aula invertida. Este conjunto de práticas pedagógicas elaboradas com a temática nas ISTs (INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS) busca auxiliar os professores na construção de atividades que conferirão maior protagonismo aos estudantes.
Caderno Pedagógico KARU
Este caderno pedagógico, intitulado KARU é oriundo do trabalho de Mestrado Profissional, no âmbito da Universidade Federal Fluminense (UFF) pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN). Trata-se de um material de auxílio ao trabalho docente voltado ao Ensino Fundamental II, mas com possibilidades diversas de inserção em outras esferas do ensino, inclusive nas áreas da Nutrição e Microbiologia. O caderno apresenta duas linguagens: a das tirinhas de quadrinhos e a dos Estudos de Casos. Sua construção levou em conta as possibilidades de fomento do tema Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), com enfoque na prevenção, a fim de aproximá-lo dos estudantes, mitigando o contato destas com crianças e adolescentes de diferentes esferas sociais.
Oficina Genetikar
Uma oficina que trabalhou a questão da genética no Ensino de Biologia, por meio de caráter audiovisual e experimental.Para isso foi reunida uma equipe de colaboradores, com característica pertinente à verticalização do ensino multidisciplinar, composta de alunos, bolsistas, professores e pesquisadores do IFRJ. Onde todos participaram ativamente da primeira e/ou segunda fase do Genetikar.